BANDEIRA DA ABRACE
Na qualidade de associado e Vice-Presidente da Associação Brasileira da Ciência da Escrita, apresento a esta Assembléia o projeto para criação da BANDEIRA DA ABRACE.
Justificativa: uma associação de caráter nacional que se propõe promover e apoiar o desenvolvimento da Grafologia e a oficialização e regularização da profissão de grafólogo, inclusive mantendo intercâmbios com associações congêneres, brasileira e de outros países, deve apresentar-se formalmente dentro e fora do país.
A BANDEIRA é um símbolo que impõe a presença, fala da importância e fomenta o reconhecimento, devendo ter a capacidade de criar uma identidade particular.
A BANDEIRA da ABRACE que se propõe tem as mesmas cores da Bandeira Brasileira e foi concebida tendo como estrutura composicional as três Zonas (principais) da Escrita; zona superior, em azul; zona inferior, em verde; zona média, em amarelo. As três zonas estão separadas por faixas brancas, representado a PAZ, dentro do simbolismo da Faixa contida na Bandeira Nacional.
Ainda tendo como referência a Psicologia das Cores, colocamos o nome da ABRACE na zona média, porque esta representa O PRESENTE, as coisas que estão ligadas ao CORAÇÃO. Em amarelo, porque é a cor da riqueza, da luz, da atividade.
Propomos que, se aprovada, ela seja confeccionadas nos tons da Bandeira Nacional, para manter a identidade, mantendo também os tamanhos oficiais correspondentes.
Propomos mais que, a partir dela, seja confeccionado o PAVILHÃO DA ABRACE, nas mesmas cores e estrutura, porém com nome da entidade bordado em dourado e tendo nas extremidades da bandeira também um friso dourado. Esse Pavilhão será a Bandeira Oficial e deverá estar presente em todos os eventos da ABRACE.
São Paulo, 22 de Setembro de 2012
Eduardo Evangelista